As lesões esportivas causam muitas dúvidas entre os atletas. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.
A pergunta é polêmica: Os atletas de diferentes modalidades que sofreram lesões esportivas podem voltar a treinar? A resposta é: depende. Vamos te explicar!
Existem diversos tipos de lesões esportivas, que podem variar na gravidade e no tempo de recuperação de cada organismo.
Em grande parte dos casos, é possível realizar um bom trabalho de recuperação desde que respeitadas as orientações médicas, que podem incluir um tempo longe de modalidades de impacto, praticar atividades de fortalecimento, realizar fisioterapia ou ainda, em graus mais severos, passar por cirurgias.
A natação costuma ser um refúgio seguro para ex-atletas lesionados, pois é uma atividade esportiva de baixo impacto para as articulações, mantém o condicionamento físico do indivíduo, fortalece o corpo de maneira geral e acelera a recuperação de lesões.
Entenda neste post como isso é possível.
Lesões esportivas e seus tipos mais comuns
A ocorrência de lesões é comum em esportes como futebol, basquete, vôlei, handebol, judô e corrida.
Isso acontece devido a fatores como alto impacto articular, acidentes por contato, torções, mudanças de direção frequentes e além dos limites do corpo e esforços repetitivos.
Dentro de tais esportes, os danos mais habituais costumam ser em joelhos, tornozelos e quadris, mas não se restringindo a estes.
De forma superficial, podemos citar algumas lesões comuns que acontecem em tornozelos, como torções, rompimento nos ligamentos e fratura por estresse na região dos pés; nos joelhos, como condromalácias, condropatias, rompimento dos ligamentos cruzados, dos anteriores e menisco; na região das coxas, principalmente no posterior, distensões e rompimentos de pequenas fibras são comuns e nos quadris, como condromalácias, condropatias, desgastes na fossa acetabular e do labrum.
A natação contribui para recuperação
Por possuir baixo impacto para as articulações, a natação pode ser uma ótima opção para atletas que possuem lesões esportivas de outras modalidades.
Vale destacar que mesmo na natação, o risco não é nulo, pois nadadores competitivos de alto rendimento também podem sofrer lesões por esforço repetitivo, contudo estas costumam ser mais frequentes na região dos ombros.
Por isso não costumam trazer prejuízo ou excesso de esforço para ex-atletas de outras modalidades.
A natação pode trazer os seguintes benefícios:
MANTER O CONDICIONAMENTO
Muitos atletas de outras modalidades conciliam a natação com seus treinos como forma de descanso ativo.
Isso acontece porque a natação potencializa o cardiorrespiratório e aumenta o rendimento em outros esportes, enquanto preserva as articulações de impacto.
No caso de atletas lesionados que precisam ficar afastados de sua modalidade durante a recuperação, a natação pode ajudar a não perder o condicionamento físico atlético, de forma segura para o corpo.
FORTALECIMENTO GERAL
A natação é um esporte completo que trabalha todos os grupos musculares do corpo de forma segura.
É importante destacar que nadar não atua de forma isolada para a recuperação de uma lesão em específico, por isso é importante obedecer as orientações médicas, pois dependendo do tipo de lesão, o acompanhamento fisioterapêutico pode ser necessário por mais tempo.
É muito comum que, após a intervenção cirúrgica e fisioterápica, a natação seja recomendada pelos médicos para trabalhar o fortalecimento e garantir a manutenção do corpo a longo prazo.
ACELERA A RECUPERAÇÃO
A natação aumenta a vascularização, que é vital para a regeneração muscular. Isso acontece devido aos benefícios do próprio exercício, ao estímulo cardiorrespiratório e também à pressão da água, que facilita a circulação sanguínea e o retorno venoso.
PAPEL PSICOLÓGICO DO ESPORTE
Quem ama esporte bem sabe que treinar não é apenas um hobbie, mas uma necessidade básica para a saúde do corpo e da mente. No caso de um atleta, profissional ou amador, o esporte é parte de sua vida e até de sua identidade.
Quando ele sofre uma lesão esportiva que o impossibilita de praticar sua modalidade, há prejuízos muito além da parte física lesionada e do condicionamento, pois tal privação causa grande sofrimento psicológico e emocional, desregulação hormonal, alteração de humor e até pode aumentar o risco de ansiedade e depressão para quem já tem histórico ou predisposição.
A natação costuma ser um valioso suporte no aspecto psicológico para atletas lesionados de outras modalidades, pois consegue preencher um pouco do sentimento de vazio, regular o humor, sintomas de ansiedade e trazer de volta aquela energia de evolução e superação, que faz parte da personalidade do atleta.
Recupere-se na Acquafly
Aqui na Acquafly, temos muitos alunos e professores ex-atletas, com diferentes histórias, que encontraram na piscina um novo estilo de vida.
Cada jornada tem seu próprio desfecho, reunindo tanto os que conseguiram voltar para sua modalidade de origem e conciliam ambas atividades aos que se apaixonaram completamente pelas águas e reencontraram na natação a energia, o desafio e a força de superação do esporte de alto rendimento.
Se você tem vontade de conhecer relatos como este, fique de olho em nossa série de depoimentos no blog e nas redes sociais.
E claro, ficaremos muito felizes se pudermos contribuir com a sua história!
As portas estão abertas para receber você, seja para uma conversa ou uma aula experimental, basta chamar no Whatsapp, clicando no ícone ao lado.